CHOQUE!

Image

Exercício realizado pelos integrantes do Pelotão de Choque do Exército buscou simular uma manifestação agitada, onde indivíduos entraram em conflito com um pelotão. A atividade foi realizada no pátio do 3 Batalhão de Policia, localizado morro Santa Teresa.

Nesta quarta feira (18), 35 homens do Pelotão de Choque comandados pelo Tenente Bandeira, mostraram suas formações ofensivas e defensivas para o controle de multidões. A ação busca treinar o soldado à preservar os patrimônios públicos e repreender atos de vandalismo em áreas privadas.

O Capitão Éder, responsável pela demonstração, disse que a função do Exército é se preparar para eventuais situações desta natureza que venham a ocorrer. Exemplificando os últimos manifestos com depredações nos patrimônios públicos, comentou. “Nós ficamos atentos. No dia 7 de setembro monitoramos a situação e reforçamos a guarda apenas nas áreas militares”.

(Creditos: Luiz Antunes). Na simulação pessoas reclamavam com faixas, jogavam garrafas contra o pelotão e proferiam palavrões contra os soldados. O primeiro ato para dispersar foi lançar uma bomba de efeito moral, que iniciou a correria. Em meio a atividade, um individuo “supostamente revoltado”, chutou um escudo e logo foi retirado pelos soldados.

O Tenente Bandeira garantiu que todas as ações são de natureza pacífica e que o “uso da força” sempre será o último recurso do combatente. Afinal o uso de granadas de efeito moral, os cachorros e as batidas dos cassetetes nos escudos transmitem intimidação e podem simplesmente controlar a situação sem o uso de outros meios.

A imprensa acompanhando as ações:

O Major Dick, que acompanhou toda a atividade, ressaltou que o Exército está ali para servir e não tem o que esconder.”Todos são treinados para este tipo de situação e nenhum tem vergonha de expor seu trabalho para as mídias”.

Escrito por: Luiz Antunes/Email: Luiz.blogger10@gmail.com/Fotos: Luiz Antunes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s