O exército e as mídias…

Image

No dia 19 de setembro de 2013, os estagiários do ECAM participaram, no auditório do Museu do Comando Militar do Sul, da palestra sobre o relacionamento do Exército com a mídia, comandada pelo Tenente Coronel Costa Neto.

A palestra apresentada pelo Tenente Coronel Costa Neto, chamou a atenção dos estagiários do ECAM. Os futuros profissionais da área tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conferir diversas atividades de comunicação social realizadas pela Força Terrestre, assistindo filmetes em que o Exército demonstra transparência e abertura. – “Se o soldado não souber responder, ele precisa chamar o capitão. Se o mesmo também não souber, dai é repassado para os superiores. Não se pode deixar a imprensa sem resposta.”

O Tenente Coronel Costa Neto ressaltou a importância dos militares aprenderem a se relacionar bem com a imprensa e as mídias, pois tudo deve ser encarado como uma oportunidade de divulgar o Exército Brasileiro. Exemplificou, citando a novela Salve Jorge: – “A novela divulgou muitas atividades militares desconhecidas pela maioria da população. De maneira geral a novela foi bem vista pelos olhos militares, porém devemos lembrar que tratava-se de uma obra de ficção”.

O palestrante ainda destacou a importância da sensibilidade do repórter na cobertura das matérias. Citou como exemplo uma amiga jornalista, que foi ao Haiti fazer reportagens em 2012 e se emocionou ao presenciar tanta precariedade. – “O profissional tem que estar preparado para o que vai ver. Recebi uma colega repórter no Haiti e o choque dela ao encontrar tanta pobreza mexeu bastante com ela, foi espantoso.”

Para melhorar a qualidade das entrevistas, foi solicitado que o entrevistador envie por e-mail as perguntas para que possam ser avaliadas e pensadas com antecedência. Mas as regras de institucionalizar a comunicação, atender sem demora à imprensa, ser verdadeiro e objetivo, são à base de todo o relacionamento com a mídia em geral.

Encerrou a apresentação reconhecendo a dificuldade da profissão do jornalista. Apreciou a determinação daqueles que atuam na área ou vão ingressar, avaliando que não é fácil lidar com a pressão dos mesmos. – “Alguns ainda tem a imagem que a imprensa é inconveniente e insistente. Mas é preciso entender que vocês têm horários para fecharem as matérias e trabalham sob constante pressão.”

Aquele que busca se informar sobre a área militar, deve acessar o site das Forças. Caso deseje alguma informação de interesse da imprensa, na área do Exército, deve enviar um e-mail para imprensa@exercito.gov.br. Neste endereço as perguntas serão encaminhadas até um militar qualificado e as respostas serão dadas no menor espaço de tempo possível. A troca de e-mails com a Comunicação do Exército é reconhecida pela velocidade dos encaminhamentos.

Escrito por: Luiz Antunes/Email: Luiz.blogger10@gmail.com/Fotos: Luiz Antunes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s