Relatando as experiências.

Image

Os estudantes, professores e atuais profissionais da área de jornalismo, puderam acompanhar através do ECAM (Estágio Correspondente de Assuntos Militares), o “dia verde”. A atividade foi acompanhada pelo Capitão Saulo e palestrada pelo Major Mercês.

Na chegada ao quartel 18, os estagiários foram encaminhados para o auditório do complexo militar, onde o Major Mercês conduziu a palestra inicial sobre as ações no Haiti e no Rio de Janeiro. Os soldados enviados para estas operações foram o foco.

Sobre o Haiti, foi ressaltado a integração entre os soldados de outros países, a fome e a ida de celebridades para buscar sensacionalismo nos Estados Unidos. “Era comum ver a Shakira por lá e o Sean Penn fazendo campanhas e tirando fotos só para lançar mais as suas imagens.”

No Rio de Janeiro, os enviados do quartel de Sapucaia realizaram operações de grande logística, no morro da Penha e no complexo do Alemão. Afinal, a polícia não atua de forma eficaz nessas áreas, tornando a presença do Exército essencial. “Os policias não atuam por que todos sabem onde eles moram. As famílias deles ficam sob risco de ataque. Então o Exército interviu.”

Como consequência, os enviados ao Rio de Janeiro tiveram que ficar 15 dias sem ver a família. Destacou o relacionamento com os militares de outros estados e o logo do batalhão que tinha o laçador no centro. “Era complicado não ver a família. Os soldados foram muito bem recebidos pelos cariocas e outros. Temos orgulho do nosso batalhão ser daqui, o logo precisava destacar bem a tradição.”

Um caso que chamou a atenção dos estagiários foi quando soldados abordaram alguns “baderneiros” na vila Cruzeiro, onde o jogador Adriano estava envolvido. “Quem estava incomodando era as más companhias dele. Agora, to nem ai se ele ficou chateado. Agora por que ele é famoso não vai ser tratado como qualquer cidadão?”

Escrito por: Luiz Antunes / Email: Luiz.blogger10@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s