Um Destino Seguro

Image

A Ação cívico-social realizada no terceiro Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita, simulou a acolhida de cidadãos residentes na área de conflito. O evento que durou um dia, fez parte da Operação Laçador que engloba as Forças Armadas.

Sob a supervisão do Ministério da Defesa, no dia 23 de setembro foi realizada a ação cívico-social. Nas dependências do terceiro Batalhão de Suprimentos, cerca de 150 pessoas foram atendidas e receberam assistência social, atendimento psicológico, médico e odontológico.

Em uma situação real, as Forças Armadas estariam, em hipótese, trabalhando com 12 mil pessoas. O primeiro atendimento de cada cidadão passa pela triagem, recebendo um diagnóstico. “O individuo chega traumatizado. Na triagem faz-se uma avaliação e encaminha-se a pessoa para a área médica, psicológica, enfim.” – Coronel Marcelo Santos.

Levando em consideração a parte psicológica em uma situação de calamidade. O Major Kayser do quinto comando, reforçou a importância de haver um apoio religioso. “As pessoas deixaram tudo pra trás, casa, pertences, etc… Imagina as cabeças delas! Um padre pode ter seu peso.”

O Major Paulo César Passini explicou a escolha de uma base militar para o teste, mas deixou claro que foi uma exceção o ingresso de pessoas no complexo militar. “Na guerra não se pode colocar civis em áreas militares, é um risco. A base foi escolhida pela proximidade com a região. Estamos em um terreno sem incidente e de fácil deslocamento.”

Para as pessoas que estavam presentes, foram oferecidas palestras sobre acidentes domésticos apresentada pelos bombeiros, saúde bocal e geral. As crianças tiveram um espaço somente delas com muitos brinquedos. No final do treinamento foi servido um lanche para os participantes.

Escrito por: Luiz Antunes / Email: Luiz.blogger10@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s