MAIS DO QUE BRINQUEDOS, SÃO ACTIONS FIGURES!

12465994_919321068147352_7957298892787614341_o

Hoje o mercado lucra em cima dos produtos licenciados relacionados aos filmes. Seja de ação ou ficção, os apaixonados pelos sucessos de bilheterias acabam comprando as figuras de ação para enfeitarem o seu próprio espaço geek.

Quem acha que comprar figuras de ação é barato, se engana e muito. Os preços podem variar entre os mais acessíveis, até valores absurdos. Os valores aumentam devido aos acessórios, detalhes e articulações. Marca, modelo, demanda e contra a oferta da figura, influenciam no valor final.

– Se eu pegar uma figura de lançamento agora da ‘hot toys’, sai R$ 1.200,00. Que parece mais uma foto do personagem. Alguns mexem os dedos e olhos. As roupas são costuradas. E tudo isso faz com que o boneco seja mais caro. Então o que justifica o preço final é a marca, modelo, tipo de figura, quantidade de acessórios e escala. – Disse Rodrigo Mattioti, colecionador de actions figures.

O mercado de actions é influenciado diretamente pela cotação das moedas diante do mercado global. Levando em consideração o dólar, pela sua alta. Logo, os preços deixam de ser convidativos para esses produtos que estão começando a ganhar força no país.

A maioria desses produtos não são encontrados no Brasil. O colecionador é obrigado a ir nos sites de compras internacionais ou buscar contatos que realizem essa importação. Há quem faça esse tipo de serviço para comprar em lotes, para depois revender aqui.

– É um mercado novo no Brasil, até por que as pessoas encaram muito o action figure como “brinquedo”. Ou seja, esse mercado é mais exclusivo, para a galera mais aficionada e colecionador nerd mesmo, que quer trazer aquele personagem pra sua casa. É um mercado, por enquanto, bem restrito. – Completou Rodrigo Mattioti.

Porém, um dos problemas de se importar é a taxação imposta pela Receita Federal. Todas as compras internacionais são passíveis de cobrança de pelo menos dois tributos: uma taxa de importação equivalente a 60% do valor da compra e ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Prestação de Serviços), cuja alíquota varia de estado para estado. Que não ocorria de maneira tão rigorosa há alguns anos atrás.

O alto custo do imposto gera um desestímulo para diversos compradores. Pois, na teoria, a lei só se aplica a isenção, em relação aos US$ 50 dólares, somente para remessas emitidas de pessoas físicas para pessoas físicas.

Os cuidados com esses artigos são diversos. Manter as peças mais caras dentro de suas caixas (que são revestidas por plásticos bolha), as figuras menores são limpas pelo menos uma vez por mês para retirar o pó e o delicado manuseio com peças de metal que exigem um toque com luva. Mas são cuidados relativos devido ao material, preço e raridade do produto.

Na hora da compra, uma pesquisa sobre os valores deve ser realizada. O comprador deve ter em mente qual coleção deseja fazer ou completar. Hoje, existem grupos no facebook e fóruns para colecionadores de actions. Então a comunicação pode fazer com que você consiga valores mais baratos ou até achar revendedores confiáveis.

Escrito por Luiz Antunes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s