Antes do Despertar agrega no episódio VII?

star-wars

Minha primeira leitura do ano foi Antes do Despertar. O livro tem uma linguagem simples e tem apenas 200 paginas. E posso dizer que foi uma das leituras canônicas mais divertidas que já fiz até agora.

A história é dividida em três partes, onde cada uma trata a respeito do que Finn, Rey e Poe estavam fazendo antes do episódio VII começar. São pequenas aventuras que preenchem algumas coisas em aberto do filme.

Finn:

A parte do Finn agrega especialmente a Primeira Ordem, treinamento de Stormtroopers e como as suas duvidas foram crescendo a respeito de ser ou não parte daquele regime.

Finn se demonstra benevolente e gentil. O que não reflete a personalidade de um stormtrooper. Além de incomodar pessoas com patentes superiores, justamente por ele ser tão promissor.

A capitã Phasma tem participação fundamental nessa história. E de longe consegui ver a intensidade da personagem, que não vimos no cinema devido ao pouco tempo de tela cedido. No livro ela se demonstra exigente, fria e incrivelmente observadora.

Essa história agrega ao Despertar da Força. Pois consegue explicar como Finn era superior aos outros troopers. Afinal, 2187 foi o melhor em lutas corpo a corpo do seu grupo. Isso explica até a dificuldade de Kylo em derrota-lo no final do filme.

Rey:

Sinceramente, esperava mais dessa história. Mas eu entendo, a Disney não revelou muito por que Rey precisa e deve ser ainda, um segredo aos olhos dos fãs ao redor do mundo.

Aqui notamos que ela treinou bastante num simulador de voo que achou numa nave há algum tempo. Nisso ela fica habilidosa em praticas de decolagem, pouso e em resolver problemas mecânicos durante viagens. A especialidade? Cargueiros. Agora deu pra entender a facilidade dela com a Millennium Falcon né.

Além de ser boa em pilotar, Rey é boa em consertar peças e outros itens. Afinal, Unkar compra coisas que funcionam. Isso explica a habilidade dela em sistemas e mecânica, que foi visto no filme.

Também podemos observar o quanto ela é solitária e tem dificuldade para confiar em outras pessoas. É uma pessoa muito machucada pela vida e que aprendeu a se virar sozinha. Porém, sempre mantendo a fé de que seus pais um dia voltariam.

Poe:

Essa foi a história que mais gostei. É revelado muito sobre a origem de Poe e o modo como foi se apaixonando por pilotar. Ele é filho da condecorada Shara Bey, que era uma pilota mais do que habilidosa da Rebelião.

Poe era um dos que chamavam de “filhos da vitória”. Ou seja, filhos nascidos depois da queda do império. E isso era importante pra ele, pois a batalha estava em seu sangue.

A história é bem divertida devido ao humor do esquadrão Florete, comandado por Poe. Ainda na época era piloto da república. Mas ao notar que a Primeira Ordem estava muito mais organizada, sabia que não podia ignorar essa ameaça eminente.

Isso é o interessante. O Senado galáctico não considera a Primeira Ordem uma ameaça. E só aceitaria qualquer ataque como ato de guerra, caso houvessem provas concretas. O que veio em Jakku no filme.

A princesa Leia está simplesmente fantástica nessa história. Passa realmente a essência da personagem. Onde a carisma dela misturado com seu ar forte e militar, inspiraram Poe a se alistar na Resistencia. E sim, foi Leia que o recrutou.

O final dessa história você já conhece. Foi enviado para Jakku para encontrar um homem que teria o mapa para a única esperança na galáxia.

Vale a pena comprar esse livro?

Vale e muito! Não é muito revelador, mas agrega em pontas soltas do episódio VII. A Disney está mostrando que se você é fã, vai ter que ler. Então o universo expandido está ai para que você aproveite e entenda o que não vai para as telinhas.

Nota: 7.5.

Escrito por: Luiz Antunes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s